APAA
Mercúrio
Vénus
Marte
Júpiter
Saturno
Urano e Neptuno
Software
Links
Seja bem-vindo ao site de observação planetária da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores
 

 

Conjunção dia 22 de Março de 2004

Na fotografia de cima para baixo: Marte, Vénus, Lua e Mercúrio. Júpiter (não visível) estaria no lado oposto, a Este. Fotografia: Paulo Coelho

 

Em Abril e Março Vénus e Júpiter estarão bem posicionados para observação. Vénus culmina a sua elongação com um extraordinário e raro evento, que será a sua passagem em frente ao Sol no dia 8 de Junho de 2004. O evento,  - Trânsito de Vénus 2004 -  será visível em Portugal quase na sua totalidade. (2004-04-16)

Dia 4 Maio a não perder um duplo "show": um eclipse total ao nascer da Lua: http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/LEplot/LEplot2001/LE2004May04T.gif e o cometa mais espectacular de 2004, o NEAT (C/2001Q4), visível à vista desarmada, a sudoeste junto ao horizonte. (2004-04-19)

 

© APAA - design de Ricardo Nunes, manutenção de Paulo Coelho