Seleccione as coordenadas do seu local de observação
Latitude º ' '' Sul

Clic para saber como usar esta página  

Longitude º ' '' Oeste

Hora local:
 
Dia Juliano:
 
 

Dados físicos

Período Sideral:
11,86 anos
Período Sinódico:
398,88 dias
Período de Rotação:
9,8 horas
Massa:
1,9*1027 kg
Excêntricidade orbital:
0,048
Velocidade orbital:
13,1 km/s
Inclinação da orbita em relação à eliptica:
1,3º
Inclinação do eixo com o plano orbital:
3,12º
Diametro equatorial:
142 800 km
Gravidade à superficie (Terra=1):
2,4
Massa Volumica média:
1,34 g/cm3
Albedo:
0,51
Numero de satelites:
mais de 16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O gigante Júpiter

O planeta gigante do Sistema Solar. Júpiter é 11 vezes maior que a Terra e apesar de estar nunca menos de 780 milhões de Km da Terra é facilmente identificável no céu.

Júpiter é o primeiro dos planetas exteriores. A densidade de Júpiter é baixa, sendo um corpo gasoso e com uma rotação muito rápida, por isso há um achatamento muito pronunciado no diâmetro polar. O disco de Júpiter apresenta faixas alternadas, escuras e brilhantes, paralelas ao equador do planeta. Na superfície do planeta destaca-se a Grande Mancha vermelha, uma região de grande turbulência, cerca de quatro vezes maior que a Terra.

O conhecimento deste Sistema Solar em miniatura evoluiu a partir de Dezembro de 1973, quando a sonda “Pioneer 10” enviou as primeiras imagens captadas nas proximidades do planeta.

Júpiter possui 16 satélites entre os quais, os quatro maiores, Io, Europa, Ganimedes e Calisto foram observados por Galileu em 1610 e por isso são conhecidos como satélites galileanos, estes satélites orbitam na 6ª, 7ª, 8ª e 9ª posição a partir de Júpiter.

A atmosfera de Júpiter, dominada por campos magnéticos intensos, é constituída por nuvens de hidrogénio e hélio, reflectindo cerca de metade da radiação solar incidente, o que contribui para o brilho intenso que Júpiter apresenta no céu.

Júpiter observado á vista desarmada, apresenta uma magnitude aparente de –1.4 e –2.5.

Com uns binóculos é possível observar já os quatro satélites galileanos cujas posições variam com o decorrer das horas. O diâmetro aparente de Júpiter varia entre 30,5” e 50”, conseqüentemente o seu globo pode ser visualizado com ampliações pequenas como 30 ou 40 vezes. Com um telescópio superior a 100 mm de abertura é possível apreciar a rotação do planeta e em condições favoráveis, observar a passagem dos satélites em frente ao globo, projectando uma pequena sombra sobre Júpiter

Voltar ao inicio Home