Seleccione as coordenadas do seu local de observação
Latitude º ' '' Sul

Clic para saber como usar esta página  

Longitude º ' '' Oeste

Hora local:
 
Dia Juliano:
 
 

Dados físicos

Período Sideral:
87,97 dias
Período Sinódico:
115,88 dias
Período de Rotação:
58,6 dias
Massa:
3.3*1023 kg
Excêntricidade orbital:
0,206
Velocidade orbital:
47,9 km/s
Inclinação da orbita em relação à eliptica:
Inclinação do eixo com o plano orbital:
Diametro equatorial:
4 878 km
Gravidade à superficie (Terra=1):
0,37
Massa Volumica média:
5,4 g/cm3
Albedo:
0,06
Numero de satelites:
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O inóspito Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e também o segundo mais pequeno. Mercúrio devido à sua pequena massa e à grande proximidade do Sol, facilmente perdeu os elementos que, na fase inicial da sua formação, se tenham libertado do solo e que poderiam ter originado uma atmosfera primitiva. Sem atmosfera, Mercúrio não tem protecção para uma estabilização da temperatura da superfície e ainda para, pelo atrito, diminuir o numero e violência das quedas meteóricas, apresentando assim condições inóspitas.

A amplitude térmica á superfície é enorme, nos locais onde incide a luz solar a temperatura chega a atingir cerca de 480 ºC com uma média de 330 ºC, na sombra a temperatura baixa aos –180 ºC. Por outro lado a superfície é crivada de crateras devido a embates de meteoritos ao longo de muitos anos.

Os meteoritos ao embaterem com grande velocidade na superfície, provoca a fusão do material meteórico e do planeta na zona de impacto. O aspecto da superfície de Mercúrio é semelhante ao da Lua.

Devido à ausência de atmosfera, faz com que não haja erosão e assim as marcas dos meteoritos perdurarão por milhões de anos, a menos que outro meteorito caia no mesmo local ou ocorram fragmentações do solo em conseqüência da acentuada variação de temperatura. A superfície apresenta características pouco refletoras da radiação solar, tendo um albedo de apenas 0,006.

O planeta Mercúrio visto da Terra apresenta um brilho semelhante às estrelas mais brilhantes e a sua magnitude aparente varia entre +2 e –1,9 consoante a sua proximidade da Terra, mas a sua observação torna-se difícil, primeiro porque só é visível a pouca altitude sobre o horizonte e segundo devido à pequena distância angular ao Sol.

Voltar ao inicioHome