Seleccione as coordenadas do seu local de observação
Latitude º ' '' Sul

Clic para saber como usar esta página

Longitude º ' '' Oeste

Hora local:
 
Dia Juliano:
 
 

Dados físicos

Período Sideral:
247,7 anos
Período Sinódico:
366,74 dias
Período de Rotação:
6,3 dias
Massa:
1,6*1022 kg
Excêntricidade orbital:
0,25
Velocidade orbital:
4,7 km/s
Inclinação da orbita em relação à eliptica:
17,17º
Inclinação do eixo com o plano orbital:
52º
Diametro equatorial:
2 500 km
Gravidade à superficie (Terra=1):
0,04
Massa Volumica média:
1,2 g/cm3
Albedo:
0,14
Numero de satelites:
1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O inigmático Plutão

Da mesma forma que Neptuno foi descoberto, Plutão, o nono planeta a contar do Sol, produzia perturbações na órbita de Neptuno o que levou à sua descoberta em 1930.

O inigmático Plutão está, em média, 5900 milhões de quilómetros do Sol ou a 5.4 horas luz, já que a luz do Sol demora este tempo a percorrer o espaço que separa a nossa estrela deste longínquo mundo.

A órbita de Plutão é a mais excêntrica de todo o Sistema Solar a excentricidade da sua órbita é de 0.25, em comparação, a da Terra, quase circular, tem uma excentricidade de 0.017, assim, a distância de Plutão ao Sol varia entre 4425, no periélio e 7375 milhões de quilómetros no afélio, por este facto, Plutão por vezes assume o papel de oitavo planeta a contar do Sol e Neptuno o nono.

Plutão chega a ser mais pequeno que a nossa Lua, no entanto, possui um satélite, Caronte, anormalmente grande relativamente a Plutão, Caronte tem 1/3 do diâmetro de Plutão.

Supõe-se que Plutão e Caronte são autênticos “icebergs” interplanetários, constituídos principalmente por gelo, amónia e metano com uma densidade comparável à da água. Para além da órbita de Plutão ser muito inclinada relativamente ao plano da elíptica, 17.17º, Caronte, o seu satélite, tem também uma órbita muito inclinada, 38º, relativamente ao plano da órbita de Plutão e gira em sentido retrógrado.

Plutão só é visível com grandes telescópios, 250 mm de abertura no mínimo, e seria visível só um ponto luminoso, já que tem uma magnitude aparente de +14.7 e um diâmetro aparente de apenas 0.11”

Voltar ao inicio Home