Seleccione as coordenadas do seu local de observação
Latitude º ' '' Sul

Clic para saber como usar esta página  

Longitude º ' '' Oeste

Hora local:
 
Dia Juliano:
 
 

Dados físicos

Período Sideral:
224,7 dias
Período Sinódico:
583,92 dias
Período de Rotação:
243 dias
Massa:
4,87*1024 kg
Excêntricidade orbital:
0,007
Velocidade orbital:
35 km/s
Inclinação da orbita em relação à eliptica:
3,39º
Inclinação do eixo com o plano orbital:
178º
Diametro equatorial:
12 104 km
Gravidade à superficie (Terra=1):
0,87
Massa Volumica média:
5,2 g/cm3
Albedo:
0,76
Numero de satelites:
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Vénus, planeta inferno

Vénus é, a seguir ao Sol e à Lua, o astro mais brilhante do firmamento, este planeta apresenta um albedo de 0,76 e uma magnitude aparente que varia entre –3,3 e –4,4, consoante a fase que apresenta e a distância a que se encontra da Terra. A sua pequena distância angular ao Sol, faz com que Vénus seja visível junto ao horizonte, umas vezes ao anoitecer, nestas alturas toma também o apelido de ESTRELA DA TARDE, outras vezes ao amanhecer, agora no papel de ESTRELA DA MANHÃ.

Vénus é envolvido por uma espessa camada de nuvens muito densas, compostas por ácidos e enxofre, esta atmosfera tão densa provoca o efeito de estufa, o que faz com que no solo deste planeta a temperatura chega aos 500 ºC e a pressão atmosférica 100 vezes superior à existente à superfície da Terra. O solo de Vénus é pouco acidentado e embora actualmente não haja água à superfície, há indícios de que, num passado longínquo, terão existido oceanos que se evaporaram completamente.

Em 1961, aquando das primeiras medições por sinais de radar da superfície de Vénus, detectou-se, pela avaliação do efeito de Doppler, que o planeta roda sobre o seu próprio eixo em sentido retrógrado. Esta rotação é extraordinariamente lenta, o planeta demora 243 dias para completar uma rotação sobre si próprio, de tal forma que, em Vénus, o dia é maior que o ano.

Voltar ao inicioHome