17/12/2005
Local: Pátio (Leiria 39.75N 8.82W alt:60m)
P2Z "Patrol"
Noite de testes de "hardware". Desta vez fui experimentar se a P2Z se aguentava com mais uns quilos em cima. Depois de muitos furos numa placa de alumínio lá consegui arranjar uma configuração que ficasse razoávelmente equilibrada nos dois eixos. Também novo é um contrapeso de 4 quilos em aço inoxidável para contrabalançar esta tralha toda. Esta peças foram feitas pelo o meu torneiro particular - o meu pai - que até lhes deu um acabamento todo profissional, o contrapeso é todo estriado para não escorregar das mãos resultando ainda num efeito estético todo catita.
O pequeno FC-60 ficou montado numa versão despida da Teegul Space Patrol para servir de montagem de guiagem, que usando os seus manípulos de ajusto fino permite alinhar os dois telescópios sem qualquer dificuldade. Fora o bloco do motor A.R. é bastante semelhante em funcionalidade e aparência às montagens de guiagem da Takahashi TGM-1 e TGM-2.
Tudo isto somou pouco menos de 6 quilos em cima da montagem.
Estava curioso de descobrir se a montagem aguentaria tanto peso, apesar do fabricante especificar que pode apenas carregar até 6 quilos de carga, mas provavelmente não se aplica a dois telescópios lado a lado.
Infelizmente esta configuração apenas ficava equilibrada em ascenção recta em nas posições +-30 graus em volta do meridiano central. Para além dessas inclinações o conjunto caía desamparado, não muito seguro para o meu gosto tendo em conta o valor da carga que está em jogo. No entanto, nesse intervalo a montagem executava o seguimento sideral sem aparentemente qualquer esforço e com a exactidão costumeira.
No eixo de declinação também havia algum desequilíbrio não se podendo soltar sem segurar primeiro, mas não sendo este eixo motorizado basta que fique bem fixo.
Abaixo fica uma "frame" de 2 minutos não guiada a 2.3" de resolução da M42/M43 que de resto era a única nebulosa capturável nas condições locais.
![]() |
| M43/43 Takahashi SKY90 f/5.6 (500mm)+ATIK-1HS 2.3" res Takahashi P2Z exp: 2' (1x120s) mag 3 h-alpha |
Pareceu-me resultar numa configuração possível mas demasiado esforçada para eclipses e observação solar.
Com a Lua quase cheia, a magnitude limite era 3 ou até pior, com muito fumo e ainda mais poluição luminosa do recém inaugurado supermercado a apenas 100 metros :((.
A Atik saturava a branco com apenas 20 segundos de exposição não filtrada! com filtro h-alpha acima de 120 segundos já tinha perdido 1/3 da dinâmica da câmara. A turbulência local também esteve do pior, mas no entanto apanhei frio que me fartei :). Infelizmente o pátio está cada vez pior.
Abaixo fica uma péssima imagem de Saturno, só mesmo para encher.
![]() |
| Saturno 20051218 02:06 UT Takahashi SKY90 f/41 (3720mm)+Toucam 0.31" 60% Takahashi P2Z exp: 2' (1/5"x600) |
10/12/2005
Local: Atalaia (Montijo 38º44N 8º48W)
Atalaia
Noite a pouco mais de uma semana do solstício de Inverno, que apesar de fria (perto dos 0 graus) foi seca. O SQM leu 20.30 após a Lua se pôr, com uma magnitude visual limite por volta de 5.5. Pouca transparência e algumas neblinas altas, mas praticamente apenas perceptíveis em alguns AVIs do pessoal que se entretinha a capturar imagens da Lua. A turbulência esteve geralmente alta.
A Lua já tinha passado o seu Quarto Crescente há dois dias e apenas se encontraria abaixo no horizonte depois das 3 da manhã, tendo desse modo sido para mim uma noite essencialmente de confraternização na Atalaia-B. Apesar de pouco ter observado deu para matar saudades dos amigos e do céu que já por não aqui visitava há quase 3 meses.
Antes de ir para a Atalaia, passei pelo Toys'R'Us do Rui Tripa, para ir buscar a minha já saudosa Atik 1HS, e como é tradição não saí de lá sem me safar de comprar qualquer coisita, tendo desta vez adquirido uma fita aquecedora Kendrick para o Quickfinder que já por diversas vezes teria dado bastante jeito.
Estive algum tempo na companhia do Licínio e o seu Maksutov-Newton de 8" f/6. Fiquei bastante impressionado com a performance óptica deste telescópio, assim como do seu peso (com anéis e acessórios é coisa pra 20 kg!). Estéticamente as imagens em visual eram indistintas das de um refractor graças a uma minúscula obstrução de 20% sem aranha que em pouco afecta as imagens das estrelas, estando estas muito bem corrigidas até ao bordo com as mais diversas oculares, mas infelizmente o luar não permitiu revelar muito além disso. Ficaram as vistas de vários enxames, (M37, M38, M35 entre outros) e da planetária NGC 2392 ("Esquimó").
Andei durante toda a noite saltitar de telescópio, onde vi um Saturno no Obsession 15", a Lua num Celestron C11 (a primeira vez que sequer vi um ao vivo) mas que ainda faltava estabilizar um bocado, as imagens planetárias a serem registadas e cozinhadas no local pelo Gregório e Mário, as imagens CCD Filipe e do Zé Ribeiro e dos infatigáveis ("a noite só acaba qunado nasce o Sol") Paulo Barros e João Nuno. Muitas e variadas actividades.
Por volta das 3 da manhã já a Lua quase a desaparecer, fiz um périplo pela a constelação da Ursa Maior, seguindo as sugestões da carta N10 do Karkoschka: foram elas M108, M97, M109, M40 e M101, com o par M108/97 no mesmo campo mas algo ténues, assim como a galáxia barrada M109 que é bastante incomodada pela gamma UMa. Também nesta carta está 78 UMa que se trata de uma binária (verdadeira) com apenas 1.4" de separação, que era o valor do ano 2000 (em 2015 terá apenas 1.1"). O derradeiro teste de poder separador para o Sky90, que infelizmente nesta noite não foi possível de conseguir.
De seguida passei para o meu par de galáxias preferido M81 e M82, do qual fiz uma demorada observação e um esforçado esboço.
![]() M81 & M82 Takahashi SKY90 f/5.6 (500mm)nag9 (55x) |
Por esta altura mover o telescópio e mudar de oculares era uma operação dolorosa devido ao frio que se fazia sentir. O termómetro marcava 0 graus, mas felizmente não houve praticamente nenhuma humidade senão teria sido perto de insuportável.
Da carta E8 passei pelos enxames M50 em Unicórnio o impressionante M47 e M46 com a planetária contextual NGC 2438 que esteve bem visível com filtro UHC, sendo apenas detectável sem este.
Na carta E9 e continuando em Unicórnio encontra-se a grandiosa nebulosa Rosette (NGC 2237-39, 2246) e o enxame que reside no seu interior NGC 2244. Com filtro UHC, a sua forma geral era notória, incluindo a parte central mais escura.
Saimos um pouco depois das 6:30 da manhã.


