Página inicial  Temas  Ciência

 

Arquivo Ciência 2002          Arquivo Ciência 2003          Arquivo Ciência 2004         

 

Esta secção não será mais actualizada. O céu na ponta dos dedos não será mais actualizado.

Contudo... se deseja que o sítio continue a ser desenvolvido pode deixar aqui os seus comentários: Jorge Almeida.

 

28 de Março 2005 - Este ano marca o centésimo aniversário de uma revolução nas nossas noções de tempo e espaço.

 

Antes de 1905, quando Albert Einstein publicou a teoria da relatividade restrita, muitas pessoas acreditavam que o espaço e tempo fossem como Sir Isaac Newon os tinha descrito no passado século XVII: o espaço era um palco fixo, imutável sobre o qual o grande drama cósmico se desenrolava, e o tempo era o "relógio no céu" misterioso, universal.

 

Ainda hoje, as pessoas assumem que esta noção intuitiva de espaço e tempo é correcta. Mas não é.  Continuar com a história  >>>>>  1

 

 


 

 

ERA EINSTEIN UM ESTRANHO DO ESPAÇO?

 

23 de Março 2005 - Albert Einstein estava exausto. Pela terceira noite seguida, o seu bebé Hans a chorar mantinha a família acordada até de madrugada. Quando finalmente Albert adormecia... eram horas de levantar e de ir para o trabalho. Ele não podia falhar um dia. Ele precisava do emprego para sustentar a sua jovem família.

 

Caminhando rapidamente para o Gabinete de Patentes onde era um "especialista técnico, de terceiro grau", Albert estava preocupado com os seus pais. Eles estavam a envelhecer e a definhar, e as suas relações com eles estavam tensas: eles não tinham aprovado o seu casamento com Mileva... Albert olhou de relance para a montra de uma loja. O seu cabelo estava desgrenhado; tinha-se esquecido mais uma vez de o pentear.

 

Trabalho. Família. Encontro de opostos. Albert sentia a pressão e responsabilidade de qualquer jovem pai e esposo.

 

Para relaxar, ele revolucionou a Física.    Continuar com a história  >>>>>  1

 


 

EM ROTA PARA MARTE, A LUA

 

18 de Março 2005 - A NASA tem uma nova visão para a exploração espacial: nas próximas décadas, os homens aterrarão em Marte e explorarão o planeta vermelho. Visitas breves levarão a estadias longas e, conduzirão a estadias mais duradouras e, talvez um dia, a colónias.

 

No entanto, primeiro teremos de regressar à Lua.

 

Porquê a Lua antes de Marte?

 

"A Lua é o primeiro passo natural," explica Philip Metzger, um físico no Kennedy Space Center da NASA. "Está próxima. Podemos praticar, viver, trabalhar e fazer ciência lá antes de realizar viagens mais longas e de maior risco a Marte."  Continuar com a história  >>>>>  1

 

 


 

CÉUS AZUIS EM SATURNO

 

17 de Fevereiro 2005 - Avance 100 anos: É um astronauta a pilotar uma nave na atmosfera superior de Saturno. O gigante saturniano não tem superfície sólida para andar, nem mares para colocar um barco. Explorar Saturno significa voar, imergir e emergir de nuvens estranhamente coloridas, atravessar a sombra dos anéis. É um mundo totalmente diferente.

 

É tão  diferente que começa a sentir saudades de casa . Então faz o que aprendeu no treino para astronauta. Respira fundo, olha o céu azul cheio de sol e imagina que regressou à Terra. Resulta sempre!

 

Céus azuis cheios de sol... em Saturno? É verdade. A sonda Cassini da NASA descobriu-os em 2005.  Continuar com a história  >>>>>  1

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida