Página inicial  Temas  Ciência  Arquivo 2002  >  Um novo mundo frio!

 

 

UM NOVO MUNDO FRIO!

 

1 de Novembro 2002 - Os astrónomos designaram-no "Quaoar" em homenagem a um deus nativo americano. Quaoar está situado a milhares de milhões de quilometros além de Plutão e revoluciona o Sol numa órbita circular quase perfeita num período de 288 anos. Até recentemente era apenas um curioso ponto de luz. Era tudo o que os astrónomos podiam ver quando o descobriram em Junho passado, usando um telescópio a partir de uma base terrestre.

 

 Mas agora é um MUNDO! O telescópio Hubble mediu-o e estima-se que o seu diâmetro é de 1300 km. É mais largo que o maior asteróide da cintura principal "Ceres" em 400 km, e tem pouco mais de metade do diâmetro de Plutão. Na verdade, trata-se do maior objecto no Sistema Solar desde a descoberta de Plutão há 72 anos atrás.

 

Quaoar é maior em volume do que todos os asteróides conhecidos combinados. Investigadores suspeitam que é composto maioritariamente por gelo de baixa densidade misturado com rocha, diferente da composição de um cometa. Se assim for, a massa de Quaoar tem provavelmente só um terço da massa da cintura principal de asteróides. Michael Brown e Chadwick Trujillo da California Institute of Technology, Pasadena, California estão a divulgar estas descobertas hoje [N.T.: dia 7 Outubro 2002] no 34º encontro anual da Division for Planetary Sciences of the American Astronomical Society em Birmingham, Alabama.

No início deste ano, Trujillo e Brown usaram o telescópio Palomar de 48" [N.T.: equivale a 45,72 cm] para descobrir Quaoar como um objecto com magnitude 18,5 movendo gradualmente através da constelação de Verão Ophiuchus. Embora Quaoar seja relativamente brilhante (para os padrões de tais objectos distantes) o seu disco era demasiado pequeno para o telescópio Palomar resolver. Brown continuou a investigação usando o Hubble Space Telescope. A nova câmara do telescópio Hubble revelou o verdadeiro tamanho angular do objecto chegando ao valor 0,04", correspondendo a um diâmetro de cerca de 1300 quilometros. Na actualidade só o Hubble tem a capacidade de resolver o disco de um mundo tão distante.

 

Acima: Tamanho de Quaoar comparado com o da Terra, Lua e Plutão

 

Como o planeta Plutão, Quaoar situa-se na cintura Leonard-Whipple [N.T.: é incorrecta a designação cintura de Kuiper, pelo que o mais justo será o citado. Veja-se o seguinte site para mais informações: http://cfa-www.harvard.edu/icq/ICQpluto2.html], uma área de despojos gélidos de corpos cometários estendendo a 5 milhares de milhões de quilometros além da órbita de Neptuno. Na década passada mais de 500 corpos gélidos foram encontrados na cintura. Com raras excepções todos são significativamente menores que Plutão. Os recordes anteriores de dimensões de objectos além da órbita de Neptuno, exceptuando Plutão e Caronte, pertencem a Varuna e a um objecto chamado 2002 AW197. Cada um dos objectos media aproximadamente 900 km de diâmetro. Os diâmetros foram deduzidos através da medição das temperaturas dos objectos e do cálculo do tamanho com base na reflectividade dos objectos. Tais estimativas são menos precisas que as medições directas do telescópio Hubble.

 

Abaixo: Esta imagem de Quaoar tirada pelo telescópio Hubble resultou de um somatório de dezasseis exposições separadas realizadas com a nova câmara do Hubble.

 

Quaoar (também conhecido como 2002 LM60) ainda não foi nomeado oficialmente. É ainda muito recente. A International Astronomical Union tomará a decisão final. Trujillo e Brown sugeriram "Quaoar" em homenagem ao deus da criação da tribo nativo americana Tongva - os habitantes primordiais da bacia de Los Angeles onde Caltech se encontra localizada. Segundo a lenda, Quaoar "desceu dos céus, e, depois de reduzir o caos à ordem, colocou o mundo nas costas de sete gigantes. Ele então criou os animais «inferiores» e depois a humanidade".

 

Eventualmente, prevê Brown, objectos da cintura Leonard-Whipple maiores do que Quaoar serão descobertos, e o Hubble será imprescindível para a continuidade das observações a fim de determinar as dimensões dos objectos. Entretanto, Quaoar detém o recorde - um relance atormentador que talvez alguma coisa em grande se avizinha.

 

N. E.: Plutão tem um duplo estatuto: o de planeta e membro da cintura de Leonard-Whipple [N.T.: Uma vez mais, reitera-se a posição de considerar errónea a expressão KBO - Kuiper Belt Object que vem mencionada no site original, substituindo-a por outras mais adequadas e aceites pela International Astronomical Union.] Quaoar é meramente um objecto trans-neptuniano. É demasiado pequeno para merecer o estatuto de planeta. Se perguntar a vários astrónomos qual o tamanho que deve ser estipulado para se considerar um objecto de planeta, o mais provável é ter respostas diferentes para cada um deles. A definição de planeta é ainda uma questão assaz animadora e o tamanho é o principal responsável pela discussão. Por ora, o Sistema Solar tem 9 planetas. Quaoar não é o décimo planeta. É, todavia, um novo mundo impressionante e intrigante.

 

LINKS

 

What Lurks in the Outer Solar System?  da Science@NASA. É apenas uma questão de tempo, dizem os astrónomos, antes de encontrarem algo tão grande como Plutão nas distâncias longínquas e frias do exterior do Sistema Solar.

Caltech Astronomers Discover Quaoar, a Planet-Sized Object in the Solar System  da Caltech. Aprenda mais sobre Quaoar e acerca da sua órbita a partir deste press release da Caltech.

Frequently Asked Questions about Quaoar  respondido pelo co-descobridor Chad Trujillo.

Direita: A órbita de Quaoar (vermelho) comparada com as órbitas de Plutão (P), Neptuno (N), e Urano (U). Clique para obter uma imagem maior.

Orbital elements  de objectos trans-neptunianos incluindo Quaoar (2002 LM60).

What is the Kuiper Belt?  da University of Hawaii [Apesar de não ser muita correcta a expressão Kuiper Belt inseri o link acima citado a fim de respeitar o site original].

Gabrieleno/Tongva Tribal Council  aprenda mais sobre a tribo nativo americana que inspirou o nome do objecto.

Video interview with Dr. Michael Brown  que foi co-descobridor de Quaoar.

O debate da definição de planeta:  When is a Planet not a Planet?  (The Atlantic);  Pluto: The Planet That Used to Be  (Wired);  The Status of Pluto  (IAU).

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida