Campanha Internacional para o Periastro de Delta Scorpii em 2011

A delta Scorpii é um sistema binário, provavelmente múltiplo. A sua órbita é extremamente excêntrica  (e~0.94) e o seu període é de 10,6 anos. Durante o último periastro uma das estrelas criou um disco de decreção tendo-se tornado numa estrela Be. Os objectivos desta campanha são:

- determinação da data exacta do periastro

- estudo das possíveis interações entre as estrelas devido à sua proximidade

- conhecer melhor a estrela companheira

Esta campanha foi lançada durante o estágio ProAm de espectroscia realizado no OHP em agosto de 2010. Eu aproveitei as sinergias do meu Grupo ConVento para iniciar uma campanha para a cobertura do periastro da del Sco em Tenerife. O IAC deu-nos 10 noites no telescópio IAC80, centradas na data mais provável para o periastro, de 28 de Junho a 7 de Julho.IAC. O investigador principal é Anatoly Miroshnichenko e estará presente no OT conjuntamente com outros 6 astrónomos amadores e profissionais. Graças a esta iniciativa, uma melhor cobertura deste evento será possível. Todos os espectros de del Sco fornecidos à base de dados BeSS durante este período serão tidos em conta. Também será importante a cobertura fotométrica do sistema. Todas as observações deverão começar o mais cedo possível em 2011.

Página da campanha

A missão em Tenerife terminou na noite de 7 para 8/7/2011. Os resultados preliminares indicam que conseguimos atingir os objectivos. Para um diário da missão, ver este blogue.

Alguns vídeos do Thierry:

http://www.youtube.com/watch?v=Rjrv3voHjJw

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=LGL1LtEw5Hw&NR=1

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=dwqGsxMKAdc&NR=1

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=c9Yh1-0FvFY&feature=endscreen

http://www.youtube.com/watch?v=nOkv-heow6w

 

O IAC80 usado na missão, o primeiro telescópio integralmente construído pelo IAC. O segundo foi o GranTeCan.

 

As publicações resultantes:

http://adsabs.harvard.edu/abs/2013ApJ...766..119M

http://adsabs.harvard.edu/abs/2012ASPC..464..187M

 

<back>    <home>