Nebulosas

O meio interestelar está repleto de grandes massas de gás e de poeira. Uma forma de compreender a sua composição e dinâmica consiste na captura de imagens através de filtros de banda estreita. Estes filtros só deixam passar a luz emitida em determinados comprimentos de onda, correspondentes à emissão de certos elementos ionizados (SII e OIII) ou excitados (Ha). Existem em versões com várias larguras de banda (13, 6 e 3 nm). Existem também para outros elementos.

 A imagem à direita mostra a galáxia de Andrómeda, uma galáxia espiral semelhante à nossa própria Galáxia. A imagem, tirada através de filtros de banda estreita (HOS),  mostra um detalhe dos braços espirais, onde se podem ver formações de Ha a vermelho e de OIII a verde. É precisamente nos braços espirais de nossa Galáxia que se encontram as nebulosas difusas que abaixo são retratadas.

Para melhor compreensão das imagens, há que perceber como se misturam as cores:

Vermelho + Verde = Amarelo

Vermelho + Azul = Lilás

Verde + Azul  = Ciano

Atribui-se uma das cores base a cada filtro pela ordem Vermelho, Verde e Azul.

Assim, numa imagem SHO, as zonas amareladas contém uma mistura de Enxofre e Hidrogénio, as zonas verdes  Hidrogénio, as zonas ciano Hidrogénio e Oxigénio, e, claro, as zonas escuras, poeiras.

Nebulosas Difusas

Nebulosas Planetárias

<Back>    <Home>