Inicio < Material < Oculares Orion Epic ED-2 9.5mm e 25mm

Quando comprei o meu telescópio , optei por incluir algumas alterações simples ao pacote base, mas que me dariam uma melhor experiência de uso. Uma dessas alterações foi a troca das oculares Plössl por umas Orion Epic ED II com as mesmas distâncias focais.

A opção deveu-se principalmente ao factor “óculos”. Uso óculos correctores para astigmatismo. Não é muito forte, mas em alguns casos dificulta a observação de pormenores quando não uso os óculos. Segundo o fabricante, o valor para o afastamento da pupila é de 20mm, o que é muito bom. Ainda não me dei ao trabalho de calcular e verificar isso, mas para já são muito confortáveis.

O campo é idêntico ao de uma Plössl normal, por isso esse nunca foi um dos factores de decisão relativamente a estas oculares.

Mas vamos às minhas impressões. Desde que o telescópio veio para as minhas mãos, observei menos vezes do que desejaria, mas isto é assim mesmo. Certo, é que ainda não tive oportunidade de comparar as minhas oculares com outras. Mas para já, o saldo é positivo. Perderam para uma Pentax XL, para uma Radian. Ganharam a umas Plössl e a umas Kelner. Tudo comparativos do tipo “dá aí a tua ocular para comparar aqui com a minha” e sem grandes demoras.

Gosto, no entanto, mais de 25mm, já que me parece mais corrigida e capaz de imagens bem mais “puras”, no entanto posso estar enganado e só o tempo o dirá. Por outro lado, a performance planetária da de 9.5mm foi muito interessante até agora.

Uma coisa que me pareceu, é que há alguns reflexos no interior do barril das oculares, mais notável na de 9.5mm...Mas mesmo assim, tenho de confirmar isto. Mesmo assim, as superficies opticas têm, pelo menos, os principais tratamentos de transmissão e anti-reflexo.

O problema, é que quando vou observar, acabo por passar mais tempo na conversa do que com o olho na ocular... Ou então, a tentar descobrir os caminhos celestes, arte na qual estou, confesso, demasiado enferrujado. Vou ver se aproveito as noites de Verão para voltar a desenferrujar.

Para já, e para acabar, estou contente com as oculares. Dão boas imagens, são baratas, têm um excelente afastamento de pupila que me deixa observar sem tirar os óculos. Para já, estou satisfeito. Os eventuais “podres” destas oculares, surgirão com o tempo ou não, mas mal tenha novas impressões sobre elas, eu actualizo o texto.

« Voltar

 
© Copyright 2003-2005 Nuno Coimbra