Inicio < Material < Filtro Orion Skyglow 1.25"

Este é um daqueles filtros quase obrigatórios na mala de acessórios de um astrónomo. Eu digo quase, porque quase todos os que eu conheço têm um destes.

É um filtro de poluição luminosa que filtra os comprimentos de onda da luz emitida pelas lâmpadas mais comuns nas cidades (vapores de sódio a baixa pressão e vapores de sódio a alta pressão).

Tenho usado este filtro sempre que vou observar para a minha varanda (q são poucas vezes, já que o céu é deplorável) e quase sempre com bons resultados, tendo em conta a qualidade do céu que usufruo a partir de tal observatório.

Eu moro a uns 6 quilómetros do Porto e, como tal, a poluição luminosa aqui dá um aspecto alaranjado ao céu, “comendo” a maior parte das estrelas, só sobrevivendo as mais brilhantes. Nestas condições, sem filtro, a Nebulosa de Orion (M42) aparece como uma pequena mancha sem pormenores. Com o SkyGlow, vêm-se bastantes mais pormenores e a area que ocupa na ocular passa a ser maior, ou seja, vê-se mais da nebulosa. Este filtro consegue isto ao bloquear as emissões das lampadas das ruas, e assim escurece o céu de fundo aumentando o contraste.

Tem dado jeito nas observações urbanos que tenho feito e, diga-se, já me permitiu ver algumas coisas interessantes onde sem este filtro não via nada a não ser estrelas. Mas funciona mesmo bem em condições de poluição luminosa moderada.

Aconselho, até pelo preço deste filtro, a quem observar num local moderadamente poluído a utilizar este filtro, pois os resultados são agradáveis. ATENÇÃO: a minha opinião baseia-se unicamente em observações visuais, já que não faço qualquer tipo de astrofografia. Outra questão que convém sublinhar é que este filtro não é um filtro passa banda, ou banda estreita. Este é um filtro “generalista”.

« Voltar

 
© Copyright 2003-2005 Nuno Coimbra