Inicio < Material < Telescópio Skywatcher Skyliner 10" (Dobsoniano)

Este telescopio é grande. É mesmo o que considero no limite da portabilidade, no que toca a telescopios de tubo normal (sem ser truss).

Depois de batante tempo para tomar a decisão, comprei-o na Brightstar e o serviço, com osempre, foi excelente. Veio em duas caixas, uma para o tubo e outra para a base, acompanhado de manual que deixa um pouco a desejar. A Skywatcher devia rever isso... Mas pronto, basta ver este aqui, de outro fabricante, mas cujos modelos são muito idênticos (e são bem capazes de serem fabricados na mesma fábrica, na China ...)

Seja como for, não se assustem. O manual que acompanha o telescópio é suficiente para assemblar o telescópio, começando pela base. É fácil de montar, não são precisas grandes ferramentas e as necessárias vêm no pacote e dão conta do recado, mas... É preciso uns truques que não vêm no manual, para a base se movimentar em azimute suavemente.

Ela vem furada, em baixo, para levar uns parafusos de cabeça larga, mas que são planos por baixo e os furos não contemplam a cabeça do parafuso... É necessário cavar um pouco na base, de modo a que os parafusos, nomeadamente as cabeças dos parafusos, fiquem ao nível da fórmica branca da base, evitando assim que eles não batam nos pedaços de teflon...

Depois de todos os parafusos devidamente apertados, é só pousar o tubo nos apoios de teflon, que são uns pequenos cilindros, e apertar os manipulos do controlo de tensão e está pronto a usar. :)

O tubo. O tubo é em metal e está pintado de branco no exterior e no interio em preto fosco. Já andei a espreitar e parece-me que, mais dia menos dia, vou forrá-lo com papel de veludo preto para aumentar o contraste das imagens...Mas isso, fica para mais tarde.

A aranha é de 4 veios, bastante finos e está bem fixa às paredes do tubo. O suporte do secundário é normalissimo e bastante fácil de colimar (já tive de o fazer uma vez, devido a um ataque da porta do elevador cá do prédio...)

O suporte do tubo, de encaixe na montagem é constituido por uns apoios circulares, feitos num material que penso ser plástico injectado ou algo do género, montados na lateral do tubo. Estes apoios têm um furo no centro, roscado, e um circulo de um material mais ou menos deslizante, que serve para controlar o nível de atrito provocado quando os apoios estão bem apertados, não danificando assim nem os apoios nem o revestimentoda base (fórmica branca). Os tais furos servem para receber os manípulos do controlo de tensão que opera por um principio bastante simples: apertando os manipulos, as abas da montagem apertam-se contra os apoios do tubo, aumentando o atrito entre os apoios e a montagem. Funciona muito bem (para o peso que lhe tenho posto) e não necessita de sistemas de molas ou algo do género.
É um telescópio fácil de montar e de usar. Depois da operação de montagem feita, não é nada dificil de utilizar, aliás como seria de esperar deste tipo de telescópio. A tarefa de apontar está facilitada pelos 2 buscadores que, no meu caso, acompanham o telescópio.
 
O espelho está apoiado na célula de suporte, que penso ser adequada às necessidades deste aparelho. Uma vantagem é que o espelho está exposto, na traseira do tubo, ao ar, facilitando o arrefecimento e a estabilização térmica, proporcionando tempos mais rápidos para essa operação e, por conseguinte, imagens melhores mais cedo. Pelas observações que tenho feito, que ainda forma só dos planetas e Lua e em condições aquém das ideais, o espelho primário do meu telescópio é mesmo muito bom, tendo em conta que é fabricado em série.
Já espreitei por vários e a imagem do meu pareceu-me melhor ligeiramente. Não será por ser "o meu", até porque outras pessoas me disseram o mesmo. A seu tempo poderei confirmar isto, com céu e condições boas para observar. Além disto, ao referir espelho, deveria estar a referir-me ao conjunto optico em si: espelho primário + espelho secundário.

A questão dos buscadores é algo que varia de pessoa para pessoa, eu cá gosto de ter um buscador de abertura generosa, na ordem dos 50mm, com uma ampliação na ordem das 7 a 9 vezes, e também um buscador sem ampliação. No meu caso optei por um Quickfinder da Rigel, devido ao preço e versatilidade e, também, porque estava habituado a ele.

No meu caso, além de ter pedido o Quickfinder, comprei o meu telescópio com um buscador de angulo recto, pois acho os outros desconfortáveis quando tubo está apontado para as zonas mais em redor do zénite. Com este, o meu pescoço sofre bastante menos... O meu buscador tem ainda outra vantagem que é o facto de poder usar qualquer ocular de 1.25" no mesmo, obtendo várias ampliações. No meu caso, como uso uma ocular Plössl de 25mm, obtenho uma ampliação de cerca de 7 vezes. O único senão é o sistema de focagem do buscador...Não tem focador, por isso a focagem faz-se com a profundidade de encaixe da ocular no porta-oculares do buscador. No entanto, uma vez fixa, não costumo ter problemas.

O processo que utilizo para encontrar os objectos, é simples. Primeiro utilizo o Quickfinder para me aproximar da zona o melhor que posso, usando estrelas de referência visiveis facilmente, de seguida com recurso ao outro buscador, procuro num campo mais pequeno o objecto ou uma estrela que esteja lá perto. depois disto é fácil, na maior parte dos casos, encontrar o objecto já na ocular.
Normalmente, este tipo de telescópio é entregue, de fábrica, com um focador de pinhão e cremalheira, com capcidade para oculares de 2" e 1.25. No meu caso, outra das alterações que eu quis foi precisamente um focador do tipo Crayford. Aceita oculares de 2" e, com o devido adaptador, oculares de 1.25". Tem travão e regulador da pressão do mecanismo de focagem.

É um focador muito suave e preciso, precisamente aquilo que eu esperava de um focador crayford. Com este tipo de focador, quando se utilizam principalmente ampliações mais elevadas, é bastante mais facil focar em condições e assim tirar todo o partido da nossa sessão de observação.

Penso que vou ter muitas e boas horas de observação com este telescópio. Foi aquirido com base numa série de critérios bem ponderados e, diga-se, demorei quase 3 anos para o comprar... Mas, para já, estou MUITO satisfeito com ele. É perfeitamente adequado às minhas ambições presentes no campo da Astronomia e tem margem de manobra para aplicações mais exigentes no futuro. A minha sincera e humilde opinião é que é uma excelente opção para os valores a que este telescopio é normalmente vendido. No entanto, aconselho a todos as alterações/adições que eu pedi no meu: focador crayford, buscador angulo recto 7x50 (no meu caso é variável com a ocular que lhe coloque) e o Quickfinder ou outro buscador 1x que gostem.

« Voltar

 
© Copyright 2003-2005 Nuno Coimbra