Inicio < Poluição Luminosa < Introdução
Poluição Luminosa - O que é ?
Falar de poluição luminosa, é o mesmo que falar de qualquer outro tipo de poluição, mas com uma agravante: passa despercebida. Ou melhor, as pessoas em geral, não sabem muito bem o que é isto. Se perguntarem a uma pessoa na rua, o que é a poluição, praticamente toda a gente tem uma resposta para vós. Mas se especificarem e perguntarem o que são os vários tipos de poluição, provavelmente terão respostas mais diversificadas e haverá quem não saiba até responder. Mas regra geral, todos sabem o que é poluição sonora, poluição do ar, etc. Com a poluição luminosa não será bem assim. Mas haverá quem saiba. E haverá quem saiba, mas não quer saber...

A poluição luminosa é um fenómeno provocado pelo progresso. Como poderão pensar, e muito bem, é algo mau, como de resto todo e qualquer tipo de poluição. Com o progresso, as cidades aumentam de tamanho e expandem-se, ocupam terrenos, crescem as populações. Mais população mais criminalidade. A criminalidade entra na equação, assim como outros factores, pois é um argumento usado muitas vezes para afirmar que a poluição luminosa é um mal necessário, o que, como veremos mais para a frente, é errado, não correspondendo à verdade.

Tal como o nome indica, a Poluição Luminosa, é um fenómeno causado pela luz, ou melhor pela iluminação nocturna das cidades. Quando olham, na direcção do horizonte nocturno de uma grande cidade, o que vêm? Um céu de cor alaranjada, desprovido de estrelas, muito claro. Muitas vezes parece que o Sol se esqueceu de por completamente. Pois isso é a Poluição Luminosa.

“Mas a iluminação nocturna das ruas é necessária e, muitas vezes, manifestamente insuficiente!!” – dirão muitos de vocês. Claro que sim, concordo e subscrevo a 90%. Porquê a 90%? É simples...Eu teria dito a frase assim: “Mas a iluminação nocturna, inteligente e económica, das ruas é necessária e, muitas vezes, manifestamente insuficiente, por estar mal pensada!!” – Existem umas pequenas diferenças nas 2 frases, como viram. E a diferença de conceito perceberam?

A Poluição Luminosa, em última análise é a má iluminação nocturna, que é mal pensada, orientada, claramente esbanjadora e que nos priva de muitos aspectos históricos e culturais da Humanidade, relacionados com o céu nocturno. Mas não só! Afecta os habitats de aves e animais nocturnos, afecta a pesquisa cientifica, nomeadamente na Cosmologia, Astrofísica e Astronomia. A Poluição Luminosa está presente em todo o lado. Basta-me deslocar ao centro histórico do Porto, para ver edifícios iluminados de baixo para cima, luzes em jardins e passeios apontados a 90º para cima, iluminação de estrada altamente mal pensada, pois até chega a encandear os condutores.
Existem várias causas para esta poluição e várias fontes. Mas disso falo na próxima secção.

« Voltar

 
© Copyright 2003-2005 Nuno Coimbra