Dione

Dione é o décimo segundo dos satélites conhecidos de Saturno. Descreve a sua órbita a 377 400 km de Saturno, e apresenta um diâmetro de 1120 km e uma massa de 1.05e21 kg. É mais uma das luas de Saturno descobertas por Cassini, desta feita em 1684.

Na mitologia grega, Dione era a mãe de Aphrodite, cujo pai era Zeus.

Tirando Titã, cuja densidade é aumentada pela compressão gravitacional, Dione é a lua de Saturno cuja densidade é maior. A sua composição é primariamente gelo de água, mas no entanto deve conter uma quantidade considerável de material mais denso, como por exemplo rocha e silicatos.

Apesar de ligeiramente mais pequena, Dione é mais ou menos como Reia. Ambas são compostas praticamente dos mesmo materiais, apresentam ambas manchas de albedo e terrenos variados. Ambas roda sincronamente e possui hemisférios diferentes de cada lado.

No hemisfério de trás, existe uma rede de linhas brilhantes, assentes num fundo escuro e algumas crateras visíveis. As linhas, passam por cima das crateras, o que nos indica que as crateras são mais antigas que essas linhas. Já no que toca ao hemisfério da frente, este encontra-se crivado de crateras, e à semelhança de Calisto (Júpiter), as crateras não têm as características de alto relevo que se vêm na Lua e em Mercúrio.

Estas características podem ser interpretadas com base na ideia de que logo após a sua formação, Dione era um corpo activo. Existiriam alguns processos, talvez vulcanismo gelado, que acabaram por refazer a superfície desta lua, criando os padrões das linhas, provavelmente até, por toda a superfície.

Mais tarde, quando a actividade interna cessou, uma série de impactos muito menos intensa (que terá deixado crateras demasiado pequenas para as Voyager terem visto) este em acção. Estes impactos aconteceram muito mais concentrados no hemisfério da frente, acabando por eliminar as linhas, deixando-as no entanto intactas no hemisfério de trás.

Descobridor Giovanni Cassini
Data da Descoberta 1684
Massa (kg) 1.05e+21
Raio equatorial (km) 560
Raio equatorial (Terra = 1) 8.7802e-02
Densidade Média (gm/cm^3) 1.43
Distância média a Saturno (km) 377,400
Periodo de Rotação (dias) 2.736915
Periodo Orbital (dias) 2.736915
Velocidade orbital média (km/Seg.) 10.03
Excentricidade orbital 0.0022
Inclinação orbital (graus) 0.02
Albedo visual geometrico 0.7
Magnitude 10.4

Fontes:
http://seds.lpl.arizona.edu/nineplanets/nineplanets
Windows to the Universe – www.windows.ucar.edu
Solar Views - http://www.solarviews.com/portug/

 
© Copyright 2003-2005 Nuno Coimbra