Eclipse Anular do Sol

3 de Outubro de 2005



Coordenadas aproximadas do local : Lat:41º 55" N Long:7º 21" W Alt:700m (Espanha)

 

O eclipse ocorreu entre as 8h38m e as 11h18m, na hora legal Portuguesa. Encontramo-nos na fronteira de Vila Verde da Raia e rumamos para Espanha à procura da melhor posição sobre eixo de anularidade. O local escolhido fica próximo de uma localidade de nome Devesa, embora bastante elevado o horizonte “Este” estava levemente obstruído por serras, mas à hora prevista já o Sol estaria mais alto. O Céu estava limpo.

O colega e amigo Paulo Coimbra que nos orientou para o local ,o Luís Ribeiro, eu e a minha mulher fomos os observadores atentos a este eclipse.

Por volta das 08h já tínhamos todo o material a postos, bastou apenas pouco tempo e alguma excitação para que o 1º contacto ocorresse e começa-se o nosso deslumbramento com este espantoso fenómeno. Sendo o meu primeiro eclipse não tive grande preocupação com os registos fotográficos das fases do eclipse mas sim a observação cuidada de todos os acontecimentos.

Foi notório a descida de temperatura até ao máximo do eclipse em aproximadamente 10º  como também o aumento forte dos ventos vindos de Este. Podemos ainda  reparar que um rebanho de ovelhas a pouca distancia do local, faziam os habituais ruídos que foram aumentando nos momentos finais que antecederam a ocultação e deixaram automaticamente de o fazer quando começou a fase de anulariadade (como comentamos, que elas estavam a protestar pois ainda não tinham a barriga cheia e já o dia estava a chegar ao fim :) ).  Logo que a luminosidade aumentou, regressaram aos barulhos "normais".

A luz diminuiu consideravelmente e predominavam os tons de amarelo. Após o 3º contacto que deixou bem visível a luz do Sol a passar pelo relevo lunar, foi aumentando gradualmente a luz do dia e a temperatura, assim como uma ligeira diminuição dos ventos.

Por ultimo ficou registado este momento de fascínio como também uma manhã passada com uma óptima companhia.

Ficam aqui, alguns registos fotográficos do evento.




Meade LXD-55 8”


Orion Refractor Acro. 120mm


Casahashi :) do Luis Ribeiro


Filtro engenhoso @Paulo Coimbra


Sem ocular, mas c/filtro @Luis Ribeiro

Sombras @Paulo Coimbra


Projecção directa, sem filtro.


Eclipses entre arbustos


Projecção directa


Inicio «

© Paulo Ferreira