Astronomia e Astrofotografia  
por Luís Ramalho
 
 













 

 


Meteorologia
no local de
observação

 

© Luís Ramalho
Contacte-me

 
SBIG AO-7
SISTEMA DE ÓPTICAS ADAPTATIVAS

 

O AO-7, o acessório de ópticas adaptativas da SBIG, permite melhorar a resolução das imagens e aumentar a eficiência do processo de autoguiagem.

É constituído por um espelho móvel que efectua várias correcções por segundo de modo a reduzir os efeitos negativos da turbulência atmosférica. Consegue-se, assim, melhorar a resolução do sistema telescópio/montagem e aumentar o contraste das imagens.

O grafico mostra uma melhoria sensível no FWHM das estrelas (Fonte SBIG).

O AO-7 é também muito eficiente na guiagem porque permite a correcção em tempo real das imperfeições da montagem (erro periódico). Com o AO-7 também é possível ir acomodando a rotação de campo originada pelo alinhamento deficiente ao pólo celeste sem necessidade de enviar comandos de correcção directamente ao telescópio (o que pode induzir, por variados motivos, novos erros de guiagem).

Utilizando o segundo chip da câmara, a posição da estrela guia é verificada numa frequência que pode ir até 40 vezes por segundo e o espelho móvel ajustado de modo a manter a estrela exactamente na mesma posição (pixel) durante todo tempo de exposição (um computador portátil com um processador Pentium II conseguirá, no máximo, cerca de 10 correcções por segundo, o que aliás é já excelente).

O espelho desloca-se para a posição pretendida em apenas 10 milissegundos, resposta muito mais rápida do que qualquer montagem. O resultado final são estrelas e pormenores dos objectos nebulares mais claramente definidos.

A SBIG afirma que poder-se-á guiar a 10 frames por segundo com uma estrela guia da 10ª magnitude e um telescópio de 10" de abertura. O intervalo de correcção do espelho para a câmara ST7 é +/-50 pixeis ou 2 minutos de arco num telescópio de 2 metros de distância focal, o que é suficiente para acomodar o erro periódico de muitas montagens sem necessidade de as corrigir directamente. Assim, muitos telescópios de baixa gama poderão ser capazes de produzir imagens bem guiadas (com estrelas pontuais).

A imagem seguinte, de 5 minutos de exposição, permite constatar a qualidade irrepreensível da autoguiagem conseguida com este sistema de ópticas adaptativas. É visível o enxame M 52 no canto inferior esquerdo da imagem. Repare como as estrelas do enxame estão bem resolvidas. Clique na imagem para a aumentar.