Astronomia e Astrofotografia  
por Luís Ramalho
 
 













 

 


Meteorologia
no local de
observação

 

© Luís Ramalho
Contacte-me

 

ARREFECIMENTO A ÁGUA
SBIG ST8-XE NABG

Darks
Transformador da geladeira

 

A câmara SBIG ST 8-XE permite o arrefecimento a água, o qual consiste em fazer circular água fria por dois tubos que ligam à parte traseira da ST8. A água circula através de um compartimento contíguo ao chip, arrefecendo-o. Esta forma de arrefecimento complementa o arrefecimento a seco através de peltier e é muito útil nas noites quentes de Verão.

De modo a manter a temperatura da água a cerca de 4ºC durante a sessão de observação, podemos utilizar uma geladeira eléctrica (cujo sistema de arrefecimento consegue um diferencial de -17ºC para a temperatura ambiente) e acumuladores de gelo. Uma vulgar bomba de aquário pode encarregar-se da circulação da água entre o recipente e a câmara.

A diminuição da temperatura diminui o ruído electrónico da câmara, tal como se pode comprovar, pela imagem constituída por 4 darks obtidos a 0ºC, -10ºC, -20ºC e -30ºC. Cada dark é a média de 2 darks e tem uma exposição de 60 segundos. Para tornar visível as diferenças de ruído, foi elevado o contraste de forma igual em todas as imagens.

O desvio padrão existente em cada dark é de, respectivamente, 66, 36, 20 e 11 ADU´s. Assim, por cada descida de -10ºC na temperatura do chip, o ruído diminui cerca de 55%, o que indica que o ruído é reduzido para metade quando a temperatura diminui 9ºC. A evolução do ruído é praticamente uniforme com a evolução da temperatura.

Pode consultar mais imagens no grupo do Flickr "Astrofotografia em Portugal"

 

© Luís Ramalho 2006