Maksutov-Cassegrain STF Mirage 7 Deluxe

Quando em meados de 2004 comecei a pensar em adquirir um telescópio que me proporcionasse as melhores imagens planetárias, nunca tinha ouvido falar do STF.

Foi numa conversa com o Rui Tripa da Perseu ( www.perseu.pt ) que fiquei a saber da existência de uma empresa russa (STF Moscow) recentemente formada por ex-tecnicos da Intes, reconhecida empresa de material óptico para Astronomia que fabricava telescópios com uma elevada qualidade óptica e com um preço bastante atractivo face aos produtos concorrentes.

Uma pesquisa na Internet permitiu-me ficar a saber que as reviews, embora escassas, eram bastante positivas considerando este telescópio como uma excelente compra. 

Daí até à encomenda, foi um pequeno passo e posso dizer que se fosse hoje, tinha-o escolhido na mesma e ainda com uma maior convicção do que dessa vez.

O STF Mirage 7 Deluxe é um telescópio do tipo Maksutov-Cassegrain de 180mm de abertura e uma distância focal de 1800mm (f/10).

Tendo um racio focal de f/10, permite ainda, e em conjunto com um bom redutor de focal tranformar-se num interessante instrumento para o céu profundo. Embora seja um telescópio tipicamente planetário, não será de desprezá-lo para utilização em céu profundo.

A focagem é efectuada através da movimentação do espelho primário, pelo que a distància focal pode variar consoante o ponto de focagem e a consequente distância entre os dois espelhos.

A focagem é extremamente precisa, não sofrendo problemas de 'mirror shift'. Por vezes, nota-se maior ou menor suavidade no curso de focagem, mas tal não apresenta qualquer problema tanto visualmente como em modo fotográfico. 

Aspecto do tratamento anti-reflexo do buscador

Um dos problemas tipicos dos telescópios catadiópticos é a sua 'habituação térmica'. O STF tem 18 furos na traseira que aceleram a estabilização termica do instrumento. Esses mesmo furos estão protegidos por uma protecção que foi retirada nesta foto para melhor visualização dos mesmos.

O ventilador do tubo e um outro adicional que é inserido no porta-oculares, completam o circuito.

E um pormenor do tubo visto de frente

O certificado de qualidade apresenta um 'Error Wavefront" de somente 1/8.1, o que está de acordo com os paràmetros de qualidade da versão Deluxe.

Em baixo, um 'star test' efectuado numa noite de turbulência algo elevada mas que serviu para os propósitos para o que se destinava. Colimação perfeita !

À esquerda, o aspecto do retículo gravado na lente do buscador e que pode ser utilizado com um iluminador opcional.

Em cima, uma imagem lunar obtida com o STF, onde a qualidade deste telescópio é revelada mostrando um detalhe impressionante para somente 7 polegadas. ver mais

 

Mário Santiago

mariosantiago@sapo.pt

http://astrosurf.com/santiago/

 

Vejam aqui também algumas fotos do STF visto por dentro