Agradecimentos e Notas do Autor

A Natureza Celeste

 

PÁGINA INICIAL
 
FOTOS
 
LINKS
 
RELATOS DE OBSERVAÇÕES
 
DICAS PARA OBSERVAÇÃO DO CÉU
 
DISCUSSÃO 1:
A duração dos dias e noites
 
DISCUSSÃO 2:
A refração atmosférica
 
DISCUSSÃO 3:
A analema
 
NOTAS DO AUTOR
 
SEÇÃO DE ÓTICA ATMOSFÉRICA
 
E-mail:
Clique aqui

 

Agradecimentos e Notas do Autor

       Primeiramente, agradeço a Deus por ter criado um planeta tão belo como este cercado por um Universo vasto, cheio de belezas. São tantos detalhes, muitos dos quais seus habitantes nem percebem, mas ainda assim funcionam como alicerce para o surgimento de belos espetáculos.

        Agradeço também aos membros do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (CACEP), do qual sou membro desde julho de 2004, que, além de muito amigos entre si, fizeram-me conhecer o céu muito mais do que conhecia antes do meu ingresso no clube.

        E aqui algumas palavras: os projetistas quebram a cabeça para projetar uma pequena máquina ou uma pequena construção, os pesquisadores de ciências atmosféricas levam anos para fazer uma modelagem simples de uma pequena porção da atmosfera da Terra usando computadores os mais poderosos já fabricados, os físicos estudam anos pesquisando as moléculas, elementos menores que qualquer coisa que se possa imaginar... se tanta gente quebra tanto a cabeça para entender minúsculas partes do nosso mundo, imagine projetar um universo inteiro com todas as suas moléculas, substâncias, planetas, estrelas, galáxias! Seu tamanho é inconcebível, até hoje não se conhece sua extensão...

        Em algum lugar desse espaço imenso está o planeta Terra com suas características diferentes de qualquer outro planeta conhecido até o presente momento. Pois aqui há um equilíbrio especial que possibilitou o surgimento e manutenção da vida animal e vegetal como conhecemos, equilíbrio este não presente em nenhum outro planeta conhecido. E para a felicidade de quem mora aqui neste planeta, a Terra é o mais belo de todos. Fenômenos complicados de ótica associados à dispersão luminosa da luz do Sol fazem com que o céu seja tingido de um belo azul. Os mesmos fenômenos o tingem de amarelo e vermelho durante os crepúsculos. O ato da luz sofrer refração diferentemente para cada cor possibilita o surgimento dos arco-íris. E, movendo para o campo da vida, vemos belos espetáculos nas cores de árvores e flores. Além delas, pássaros no céu criam uma harmonia de sons e cores. Ainda haveria muito o que escrever sobre tudo isso, não só na terra ou no ar, mas na água também.

        Dessa forma, acho necessário cuidarmos deste planeta. Não que ele seja sensível, mas o fato é que o equilíbrio da natureza é. Ou seja, uma mudança em alguma condição automaticamente provoca mudanças em outras. É a natureza buscando um novo equilíbrio. Ouvimos muito falar que um acréscimo de 1o na temperatura média da Terra acarretaria complicações climáticas sérias, mas não é necessário ir tão longe. Aterros construídos no mar o fazem avançar em outras áreas. Derrubada de árvores afeta pássaros que têm suas moradias nelas, e além disso afeta o solo.

        Grande parte de nós não tem nada a ver com mudança de temperatura média global, construção de aterros ou derrubada de árvores. Mas também há pequenas coisas que podem ser feitas ou evitadas para melhorar este planeta. Se fosse possível todo mundo fazer ou evitar de fazer tais coisas esse mundo seria melhor, e melhor também seria a vida de seus habitantes.

        Por exemplo: estamos chegando em casa e subindo de elevador para o nosso andar. Por que não mandá-lo de volta para o andar térreo quando chegarmos ao nosso destino? Dessa forma, se alguém chegar cansado no prédio encontrará o elevador a sua espera. Essa pessoa ficará aliviada por não ter que esperar para subir ao seu andar.

        Para quê buzinar ao dirigir? A buzina incomoda quem está a uma distância moderada e assusta quem está próximo. Quanto maior o barulho, maior a tendência das pessoas de ficarem irritadas. Se não podemos reduzir o ruído que reina nas grandes cidades dos carros e outros veículos, não precisamos acrescentar mais barulho. Se precisarmos alertar alguém com buzina, leves toques bastam.

        E existem muitas outras situações onde podemos fazer alguém um pouco mais feliz sem nenhum esforço de nossa parte. Se alguns de nós ajudarmos, diferenças já serão notadas. O planeta Terra merece cuidados e seus habitantes merecem uma interação amigável.

        E talvez no futuro essa interação se extenda além dos limites que se imagina hoje. Um astronauta, navegando fora da Terra e olhando para ela, conseguirá divisar os continentes, os mares e alguns rios, mas não as linhas entre os países. Essas linhas existem apenas nos mapas e na cabeça dos habitantes da Terra. Visto de cima, o planeta não possui tais divisões. Existe sim diferença entre povos, cada qual mantendo características culturais próprias da região onde vive, mas a interação entre os diferentes povos, que no fundo são formados por irmãos entre si, pode se dar melhor sem as citadas linhas imaginárias, que são fortes bloqueadoras da interação humana.

        Bom, este site é dedicado à Astrofotografia, que utiliza como base a Astronomia. Esses campos são impraticáveis sob a luz das cidades, a não ser que se esteja trabalhando com a Lua ou os planetas. Por isso, ajude a combater a poluição luminosa! Logicamente isso não significa acabar com a iluminação pública, mas onde for possível deixar de acender uma luz, procure não fazê-lo! E pintando uma oportunidade, pegue uma noite limpa e sem Lua, apague as luzes do seu sítio ou qualquer lugar afastado, espere uns dois minutos para sua visão se acostumar e admire o céu, mesmo sem equipamento nenhum! Não existem apenas estrelas e planetas para se admirar, mas outros objetos como as duas Nuvens de Magalhães, a Nebulosa de Órion e a própria faixa da Via Láctea. Vale a pena, é energizante!

       Valeu gente que se esforçou e ainda se esforça em melhorar o mundo nas pequenas coisas!

Fabiano B. Diniz