Arco circunzenital

O Arco Circunhorizontal - Formação

 

Introdução
Formação do halo de 22o

Formação do halo de 46o
Halo circunscrito e arcos tangentes
Fotos de halos
Formação do arco circunzenital
FORMAÇÃO DO ARCO CIRCUNHORIZONTAL
Fotos de arcos circunzenitais e circunhorizontais
Formação do parélio
Fotos de parélios

Fotos dos halos de 29 de agosto de 2008 em Curitiba

Voltar para a página principal de ótica atmosférica

O arco circum-horizontal é como um irmão do circum-zenital. Ele se forma no processo inverso, em que um raio de luz solar entra por uma face lateral e sai pelo plano basal inferior. Portanto, recomenda-se a leitura da seção sobre arco circum-zenital antes de prosseguir com o circum-horizontal.

A figura 1 ilustra um raio qualquer incidindo em uma face lateral do cristal e saindo pelo plano basal inferior.

Figura 1 - Representação de raios de saída para um raio incidente, tendo sido representadas 3 cores: violeta, azul, e vermelho. O desvio da cor vermelha é menor que o de outras cores. (Os desvios são reais para as referidas cores)

Assim, o Sol deverá estar alto no céu para que esse arco se forme. O Sol no zênite produziria um arco a 31,6o do horizonte, mas, na verdade, esse arco não aparece, sendo apenas teórico. Quando o Sol baixa um pouco, o arco aumenta de brilho e aparece diretamente abaixo do Sol. O melhor desenvolvimento do arco circum-horizontal ocorre com o Sol a 68o de altura, em que o arco aparece a 22o do horizonte. A partir desse ponto, o arco volta a perder brilho, apagando-se totalmente com o Sol a 58,4o de altura, quando o arco tocaria o horizonte.

A figura 2 é uma animação análoga à da figura 9 da seção do arco circum-zenital.

Figura 2 - Animação mostrando um cristal de gelo visto de perfil, onde um raio incidente sofre duas refrações e origina um raio de saída. O raio de saída não é originado nos dois últimos quadros, pois há reflexão total no plano basal inferior do cristal. (Os desvios na figura são reais para a cor verde)

A figura 3 é uma ilustração do arco circum-horizontal, pois fotos desse arco não estão disponíveis.

Figura 3 - Simulação em computador do arco circum-horizontal. Para a simulação foi utilizado o software Halosim (por Les Cowley e Michael Schroeder), disponível em http://www.atoptics.co.uk/halo/halfeat.htm

Como no caso do arco circum-zenital, o arco circum-horizontal possui cores muito puras, por não envolver misturas.

Veja fotos de arcos circum-zenitais e uma de arco circum-horizontal. Clique aqui.