Página inicial  Temas  Ciência  Arquivo 2005  >  Céus azuis em Saturno

 

CÉUS AZUIS EM SATURNO

 

17 de Fevereiro 2005 - Avance 100 anos: É um astronauta a pilotar uma nave na atmosfera superior de Saturno. O gigante saturniano não tem superfície sólida para andar, nem mares para colocar um barco. Explorar Saturno significa voar, imergir e emergir de nuvens estranhamente coloridas, atravessar a sombra dos anéis. É um mundo totalmente diferente.

 

É tão  diferente que começa a sentir saudades de casa . Então faz o que aprendeu no treino para astronauta. Respira fundo, olha o céu azul cheio de sol e imagina que regressou à Terra. Resulta sempre!

 

Céus azuis cheios de sol... em Saturno? É verdade. A sonda Cassini da NASA descobriu-os em 2005.

 

 

Acima:  Os céus azuis de Saturno, fotografados pela Cassini em Janeiro de 2005. Em primeiro plano está a lua Mimas de Saturno. As longas linhas escuras na atmosfera são sombras dos anéis do planeta projectadas pelo Sol.

 

"Ficámos surpreendidos," lembra Bob West do Jet Propulsion Laboratory, um membro da equipa de imagem. "Era suposto Saturno ser amarelo."

 

Se alguma vez olhou para Saturno por um telescópio no quintal, sabe que é verdade: O amarelo é a cor dominante das espessas nuvens de Saturno. "A luz reflectida naquelas nuvens é o que dá a Saturno a tonalidade dourada," explica West.

 

Mas a  Cassini viu algo diferente. Próxima de Saturno, a sonda foi capaz de fotografar o ar límpido acima das nuvens do planeta ("ar" em Saturno é maioritariamente hidrogénio.) A cor aí é azul.

 

"Os céus de Saturno são azuis, pensamos, pela mesma razão que os céus da Terra são azuis," diz West. As moléculas na atmosfera dispersam a luz solar. Na Terra as moléculas são oxigénio e nitrogénio. Em Saturno as moléculas são hidrogénio. Planetas diferentes, moléculas diferentes, mas o efeito é o mesmo: a luz azul espalhada por todo o céu. Outras cores também são espalhadas mas não tanto como as azuis. Os físicos chamam a isto de "dispersão de Rayleigh."

 

Fim da história? Nem tanto.

 

"Há algumas coisas que não compreendemos," afirma West. Por exemplo, enquanto o Hemisfério Norte tem céus azuis, o Hemisfério Sul não tem. O sul de Saturno parece amarelo. Pode ser que os céus meridionais de Saturno tenham mais nuvens, nuvens amarelas, tornando os céus amarelados.

 

Direita: Saturno fotografado por Geoff Chester de Alexandria, VA, a 29 Janeiro de 2005, usando um telescópio de 8 polegadas. O Norte azul de Saturno está escondido por trás dos anéis do planeta.

 

O mistério, diz West, não é  o Sul ser nebuloso - é normal. O mistério reside no porquê do Norte ter céu limpo. "Por alguma razão desconhecida, as nuvens setentrionais de Saturno afundaram mais em direcção ao planeta, deixando ar limpo atrás."

 

O Norte de Saturno é tão azul que West acredita que os astrónomos amadores possam ver a tonalidade azulada a partir da Terra. Infelizmente, o Norte de Saturno está escondido por trás dos anéis, uma situação que persistirá por mais ou menos um ano.

 

Por ora, a Cassini está na melhor posição para investigar. Os céus azulados de Saturno empalidecerão? Ou crescerão envolvendo todo o planeta? Ninguém sabe. É um mundo estranho, afinal de contas.

 

LINKS

 

Why is the Sky Blue?  de Hyperphysics. A cor azul do céu é provocada pela dispersão da luz solar por moléculas
da atmosfera (chamado "dispersão de Rayleigh").

Cassini-Huygens Mission Home Page  da NASA.

Mimas Blues  da NASA. Mimas desliza na sua órbita sobreposta à mancha azulada dos céus setentrionais de Saturno, nesta imagem da Cassini, em tons reais.

Saturn's Blue Cranium  da NASA. O Hemisfério Norte de Saturno é presentemente  de um azul sereno, mais próprio de Urano ou Neptuno, como visto nesta imagem da Cassini, em cor real.

 

 

 

Procura  ||  Sobre nós  ||  Contacte-nos  ||  Distinções  ||  Livro de visitas

© 2000-2007  'O céu na ponta dos dedos'  de  Jorge Almeida